Geralmente as crianças já sabem contar quando chegam á escola, e a maioria dos professores apenas realizam execícios de escrita dos numerais e de correspondência entre eles e conjunto.
No entanto, contar de memoria é diferente de contar com significado, oque exige uma estrutura logico matemática construída pela criança.
A criança não constrói o numero fora do contexto geral do pensamento do seu cotidiano.
A simples observação de classificações ou seriações prontas não são suficientes para a criança.
O professor deve oportunizar situações que permitam ao aluno elaborar estes processos. Assim como facilitar, estimular e direcioná-lo para que ele possa desenvolver o seu raciocínio.
As brincadeiras infantis possibilitam explorar idéias referentes a números de um modo diferente do convencional, pois brincar é mais do que uma atividade lúdica é um modo de obter informações alem de aquisição de hábitos e atitudes importantes.
SUGESTÕES DE JOGOS PARA TRABALHAR A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO:
Jogo do Tabuleiro:
Material:
- tabuleiro individual com 20 divisões
- um dado com pontos ou numeração
-material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas)
Aplicação:
cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o numero de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.
Jogo tirando do prato:
Material:
-pratos de papelão ou isopor (um para cada criança)
- material de contagem (ex.: 20 para cada criança)
-dado
Aplicação:
os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças,quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.
Batalha:
Material:
baralho de cartas de ÁS a 10
Aplicação:
um dos jogadores divide todas as cartas entre todos. cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas.Os jogadores da mesa (2,3 ou 4) viram a carta superior da pilha e comparam os números Aquele que virar a quantidade "maior" (número maior) pega todas para si e coloca num monte a parte. jogar até as pilhas terminarem.
Se abrirem cartas do mesmo valor, deixa na mesa e vira as próximas do seu monte .
vence aquele que pegar o maior número de cartas.( estratégias: comparar a altura das pilhas, contar,estimar)
Loto de quantidade:
Material:
-dado com pontos
- cartelas com desenhos da configuração do dado
- fichas para marcar as cartelas sorteadas
Aplicação:
cada jogador recebe uma cartela com 3 desenhos que representam uma das faces do dado. Na sua vez, joga o dado e se estiver na sua cartela um desenho igual ao da face sorteada,deve cobri-la com a ficha. termina quando alguém cobrir os 3 desenhos da sua cartela.
Jogo do 1 ou 2:
Material:
-dado com apenas os números 1 e 2 ou fichas em uma sacola (números 1 e 2)
Aplicação:
cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira a ficha. O jogador lê o número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex: nariz, boca, cabeça...) ou duplas( olhos, orelhas, braços...)Nao pode repetir o que o outro já disse, caso nao lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.
Sacola Mágica:
Material:
- uma sacola
-um dado
-materiais variados ( quantidade)
Aplicação:
uma criança joga o dado, lê o numero e retira da sacola a quantidade de objetos correspondentes à indicação do dado. Passa a vez a outro jogador, até que todos os objetos sejam retirados da sacola.
Podemos comparar as quantidades no final (mais, menos, muitos, poucos).
Formando grupos:
Material:
- apito
-cartazes com números escritos
Aplicação:
as crianças se espalham em um lugar amplo até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com um número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito.
O que é, o que é?:
Material:
uma sacola com blocos lógicos (sugiro 4 peças diferentes)
Aplicação:
selecionar as peças colocadas dentro do saco e mostrar às crianças. a criança coloca a mão no saco e através do tato identificará a forma que tateou. À medida que forem retiradas do saco,perguntar quantas ainda faltam.
variação: a professora coloca a mão, descreve e as crianças tentam adivinhar.Ex: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado)
Dez coloridos
Material:
-canudos coloridos
-copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos
Aplicação:
as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior o número de canudinhos coloridos (Ex: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma cor os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.
variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e cotam quem tirou mais/menos/mesma quantidade, etc.
Tabuleiro:
Organização da classe: duplas
Material:
-um tabuleiro (um papel cartão retangular quadriculado em 4 linhas e 6 colunas) para cada dupla
- um dado e fichas (tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador
Aplicação:
Cada jogador na sua vez joga o dado no tabuleiro e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado.
vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.
SUGESTÕES DE JOGOS PARA TRABALHAR A CONSTRUÇÃO DO NÚMERO:
Jogo do Tabuleiro:
Material:
- tabuleiro individual com 20 divisões
- um dado com pontos ou numeração
-material de contagem para preencher o tabuleiro (fichas, tampinhas)
Aplicação:
cada jogador, na sua vez, joga o dado e coloca no tabuleiro o numero de tampinhas indicado no dado. Os jogadores devem encher seus tabuleiros.
Jogo tirando do prato:
Material:
-pratos de papelão ou isopor (um para cada criança)
- material de contagem (ex.: 20 para cada criança)
-dado
Aplicação:
os jogadores começam com 20 objetos dentro do prato e revezam-se jogando o dado, retirando as peças,quantas indicadas pela quantidade que nele aparece. Vence quem esvaziar seu prato primeiro.
Batalha:
Material:
baralho de cartas de ÁS a 10
Aplicação:
um dos jogadores divide todas as cartas entre todos. cada criança arruma sua pilha com as cartas viradas para baixo, sem olhar para as faces numeradas.Os jogadores da mesa (2,3 ou 4) viram a carta superior da pilha e comparam os números Aquele que virar a quantidade "maior" (número maior) pega todas para si e coloca num monte a parte. jogar até as pilhas terminarem.
Se abrirem cartas do mesmo valor, deixa na mesa e vira as próximas do seu monte .
vence aquele que pegar o maior número de cartas.( estratégias: comparar a altura das pilhas, contar,estimar)
Loto de quantidade:
Material:
-dado com pontos
- cartelas com desenhos da configuração do dado
- fichas para marcar as cartelas sorteadas
Aplicação:
cada jogador recebe uma cartela com 3 desenhos que representam uma das faces do dado. Na sua vez, joga o dado e se estiver na sua cartela um desenho igual ao da face sorteada,deve cobri-la com a ficha. termina quando alguém cobrir os 3 desenhos da sua cartela.
Jogo do 1 ou 2:
Material:
-dado com apenas os números 1 e 2 ou fichas em uma sacola (números 1 e 2)
Aplicação:
cada jogador, na sua vez, joga o dado, ou retira a ficha. O jogador lê o número e procura identificar em seu corpo partes que sejam únicas (ex: nariz, boca, cabeça...) ou duplas( olhos, orelhas, braços...)Nao pode repetir o que o outro já disse, caso nao lembre, a criança passa a vez. Jogar até esgotar as partes.
Sacola Mágica:
Material:
- uma sacola
-um dado
-materiais variados ( quantidade)
Aplicação:
uma criança joga o dado, lê o numero e retira da sacola a quantidade de objetos correspondentes à indicação do dado. Passa a vez a outro jogador, até que todos os objetos sejam retirados da sacola.
Podemos comparar as quantidades no final (mais, menos, muitos, poucos).
Formando grupos:
Material:
- apito
-cartazes com números escritos
Aplicação:
as crianças se espalham em um lugar amplo até que se toque o apito. A professora mostra um cartaz com um número e as crianças deverão formar grupos com os componentes de acordo com o número dito.
O que é, o que é?:
Material:
uma sacola com blocos lógicos (sugiro 4 peças diferentes)
Aplicação:
selecionar as peças colocadas dentro do saco e mostrar às crianças. a criança coloca a mão no saco e através do tato identificará a forma que tateou. À medida que forem retiradas do saco,perguntar quantas ainda faltam.
variação: a professora coloca a mão, descreve e as crianças tentam adivinhar.Ex: tem quatro lados do mesmo tamanho (quadrado)
Dez coloridos
Material:
-canudos coloridos
-copos de plástico e cartões com as cores dos canudinhos
Aplicação:
as crianças formam grupos e cada uma retira de uma caixa maior o número de canudinhos coloridos (Ex: pegue 10 canudinhos coloridos) e coloca em seu copo. Quando a professora sortear uma cor os componentes colocam seus canudinhos da cor sorteada no centro da mesa. solicitar que contem o total de canudinhos. Registrar os valores de cada grupo e recolher os canudinhos do grupo.
variação: o jogo pode ser individual (cada criança retira os canudos) e cotam quem tirou mais/menos/mesma quantidade, etc.
Tabuleiro:
Organização da classe: duplas
Material:
-um tabuleiro (um papel cartão retangular quadriculado em 4 linhas e 6 colunas) para cada dupla
- um dado e fichas (tampinhas, botões, grãos ) para cada jogador
Aplicação:
Cada jogador na sua vez joga o dado no tabuleiro e coloca no tabuleiro o número de tampinhas indicado no dado.
vence o jogador que encher seu tabuleiro primeiro.
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