sábado, 6 de abril de 2013

A HISTORIA DA MATEMÁTICA



A origem dos números:

Para que uma aula sobre a história da matemática seja entendida por uma criança, ela deve começar com a origem dos números.Para isso é necessário passar pela história da humanidade.


É importante lembrar que os homens primitivos não tinham necessidade de contar, pois tudo o que eles precisavam  para sobreviverem era retirado da natureza. Nesse tempo, ainda eram nômades. Depois, se fixaram na terra e começaram a desenvolver uma série de atividades, como plantar, produzir alimentos, construir casas, domesticar animais etc.
 Com o surgimento das primeiras formas de agricultura, o homem sentiu a necessidade de conhecer o tempo, as estações do ano, as fases da lua. Então foi criado o primeiro calendário.


Paralelo a isso, para controlar o rebanho, perceberam a necessidade de contar, então, antes de soltar seus animais,  estabeleciam uma correspondência, na qual cada um, equivalia a uma pedrinha, que era guardada em um saco. Quando os animais voltavam do pasto, era feita a correspondência inversa: para cada animal que retornava, uma pedrinha era retirada do saco.Caso sobrassem pedrinhas, animais teriam se perdido.





Construindo o conceito de número:


Foi  relacionando objetos a outros objetos que a humanidade começou a construir o conceito de número.
para o homem primitivo, os números sempre estariam ligados a alguma coisa concreta: por exemplo, o número cinco, cinco dedos, cinco peixes, cinco pedras, e assim por diante.
A ideia de contagem estava relacionada com os dedos das mãos.
Assim, ao contar as ovelhas, o pastor separava as pedras em grupos de cinco.
Da mesma forma, os caçadores contavam os animais abatidos traçando riscos na madeira ou fazendo nós em uma corda, também de cinco em cinco.



Os agricultores, por sua vez, passaram a produzir alimentos em quantidades superiores às suas necessidades.
Como consequência desse desenvolvimento, surgiu a escrita, era o fim da pré-história e o começo da história. Quando algumas civilizações (egípcia, babilônica etc.) começaram a escrever, a quantidade que deu origem aos números passou a ser anotada pela repetição de traços verticais.


Representação numérica antiga


Sistema de numeração indo-arábico:

Com o transcorrer dos séculos, a repetição dos traços se tornou ineficiente e, finalmente o sistema de numeração surgiu.O primeiro número inventado foi o 1 (um), que representava o homem e sua unicidade. O segundo foi o 2 (dois), que representava a mulher da família, a dualidade.Já o número 3 (três) significava muitos, multidão. Depois, vieram os demais números.

A invenção do zero:

Para representar a ausência de tudo, os indus também criaram um símbolo que representa o vazio. Dessa forma, foi resolvido o problema da ausência de um algarismo para representar as dezenas e centenas, como 21 (vinte e um) e 201 (duzentos e um), entre outras. Por fim, depois de reunir tudo isso, foi criado um único sistema numérico no qual, o local que o número se encontra determina o seu valor.Que foi assimilado e difundido pelos árabes, daí o nome, indo-arábico.





Com o passar do tempo, cada povo foi criando a sua numeração:

Numeração chinesa:



Numeração maia:




Numeração romana:



Numeração egípcia:






Numeração babilônia:




Numeração indo-arábicos:




Podemos perceber a presença dos números  e da matemática em vários momentos do nosso dia a dia, quando vamos contar, medir, localizar, construir, jogar,etc.
Pela manhã, quando toca o despertador, começamos a usar a matemática para ler as horas e saber a quantidade de tempo que dormimos.
Localizamos o ambiente, a distância com relação a parede, porta, chão etc.
Para escovarmos os dentes, avaliamos a quantidade de pasta sobre a escova,é uma avaliação de volume, que fazemos inconscietemente.
Para fazer compras, utilizar transporte público, ou até abastecer nosso próprio transporte, temos que calcular e contar preços e trocos.
Durante todos os dias, contamos inúmeras coisas sem nos dar conta disto. Mas o fato de realizarmos tarefas rotineiras sem pensar, não quer dizer que a matemática não esteja presente em todo instante, ela foi criada pelo homem para auxiliá-lo em suas tarefas diárias e é de extrema importância no executar dessas tarefas. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário