O numero é construído através da contagem e da medição. Surge pela necessidade de representar quantidades.
A classificação é a categorização da realidade, associando conjunto de coisas segundo semelhanças.
Coleções figurais,a criança agrupa os elementos em virtude da semelhança, mas também pela conveniência.
Coleções não figurais, a criança distribui os objetos que se assemelham. A seriação ordena elementos segundo suas diferenças.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
De classificação:
- juntar cores, formas iguais- blocos lógicos.
-elefantinho colorido- tocar em algo da cor citada para não ser pego.
-jogo da memória com pares iguais.
-jogo da memória com pares semelhantes.
-comparação de tipos físicos- agrupar por cor dos olhos, comprimento dos cabelos, sexo...
-separar cartões com letras iguais.
De seriação:
-ordenar blocos, objetos... em ordem crescente/decrescente.
-organizar cartões segundo a quantidade de imagens.
-formar a fila segundo o tamanho dos alunos.
-ordenar canudinhos/palitos conforme os tamanhos.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
De classificação:
- juntar cores, formas iguais- blocos lógicos.
-elefantinho colorido- tocar em algo da cor citada para não ser pego.
-jogo da memória com pares iguais.
-jogo da memória com pares semelhantes.
-comparação de tipos físicos- agrupar por cor dos olhos, comprimento dos cabelos, sexo...
-separar cartões com letras iguais.
De seriação:
-ordenar blocos, objetos... em ordem crescente/decrescente.
-organizar cartões segundo a quantidade de imagens.
-formar a fila segundo o tamanho dos alunos.
-ordenar canudinhos/palitos conforme os tamanhos.
Gostei muito das sugestões de atividades, afinal muitas brincadeiras desenvolvem a lógica matemática e podem auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.
ResponderExcluir